É um mito como os medicamentos comerciais, alguns manipulados também precisam ser prescritos por um profissional de saúde
Os medicamentos manipulados têm ganhado cada vez mais popularidade como alternativa aos produtos farmacêuticos tradicionais. No entanto, com o aumento da procura, também tivemos muitas informações equivocadas sobre esses medicamentos personalizados. Vamos desvendar alguns dos mitos e verdades mais comuns sobre medicamentos manipulados, para que você possa tomar decisões sobre sua saúde. Quem explica é a farmacêutica, Flávia Ribeiro.
Confira!
1 – Não requerem prescrição médica
Mito – assim como os medicamentos comerciais, alguns manipulados também precisam ser prescritos por um profissional de saúde.
2 – São menos eficientes que os comerciais
Mito. Eles são feitos com os mesmos princípios ativos que os medicamentos comerciais e podem ser igualmente eficazes quando prescritos e preparados corretamente.
3 – Não há regulamentação
Mito. As farmácias de manipulação são obrigadas a passarem pela inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este órgão possibilita que a segurança esteja presente, para isso possuem regras e certificações rigorosas.
4 – Podem ser personalizados
Verdade. Esse é um dos principais objetivos dos manipulados, pois eles atendem às especificações dos médicos e também restrições dos pacientes referente a alergias ou problemas para ingerir determinados medicamentos, proporcionando outras maneiras de se medicar, com a mesma eficiência.
5 – Demoram muito para serem entregues.
Mito – embora os medicamentos manipulados sejam preparados sob demanda, maioria das farmácias de manipulação trabalha com agilidade para garantir a entrega rápida e eficiente de suas fórmulas.
Fonte: Jornal de Brasília