Dentista explica que o sangramento da gengiva pode ser reflexo de problemas na boca e restante do corpo
Apesar de ser bastante comum, o sangramento na gengiva é um sinal de alerta para alterações na saúde da boca e até do restante do corpo. Se acontece com frequência e sem razão aparente, na maioria das vezes está ligado à gengivite.
“É uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre a superfície dos dentes. Uma higienização bucal cuidadosa, com escovação e uso do fio dental, bem como visitas regulares ao cirurgião-dentista são armas poderosas na prevenção da gengivite, evitando que ela se instale, evolua e alcance os tecidos que dão suporte aos dentes”, explica a dentista Maria Letícia Bucchianeri, que é coordenadora do curso de odontologia da faculdade Ária, em Brasília.
Porém, como o corpo é interligado, os sangramentos nas gengivas também podem sinalizar problemas na saúde do organismo como um todo. Maria Letícia conta que o sintoma pode estar relacionado a alterações hormonais, diabetes descontrolada, deficiência de algumas vitaminas e até doenças mais graves, como câncer bucal e leucemia.
Ela alerta que, caso o paciente perceba o sintoma, é essencial procurar um dentista para identificar as razões do sangramento.
Quatro dicas para ajudar a prevenir o sangramento da gengiva
- Escove os usando uma escova macia e com cerdas em multicamadas. Preste atenção a técnica de escovação, certificando-se de limpar todas as superfícies dos dentes.
- Consuma alimentos ricos em vitaminas C e K, importantes para a saúde das gengivas.
- Evite alimentos açucarados e processados que contribuem para a formação de placa bacteriana.
- Não fume, pois o cigarro prejudica a saúde bucal e aumenta o risco de doenças gengivais.
Fonte: Metrópoles