brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Correio Braziliense: O ranger que afeta até as crianças: entenda o que é o bruxismo

Uma patologia com ação repetitiva e involuntária de deslizar ou apertar os dentes, conhecida como bruxismo, pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente, sendo comum tanto em adultos quanto em crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 30% da população mundial é acometida por bruxismo. No Brasil, cerca de 40% sofrem desse problema.

O bruxismo infantil merece uma atenção especial, pois pode ter causas e implicações diferentes da patologia em adultos. As crianças, em fase de desenvolvimento, são mais vulneráveis às consequências desse distúrbio, que pode afetar a formação dos dentes permanentes, a articulação dos músculos da face e o bem-estar geral. Na infância e na adolescência, o transtorno costuma ser mais recorrente em três fases: dos 2 aos 4 anos, dos 10 aos 12, e aos 18. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, entre 14% e 20% desses grupos podem ser impactados.

O diagnóstico é basicamente clínico. A prescrição de exames específicos são para buscar a causa do transtorno, pois o bruxismo em si é descoberto com uma anamnese bem feita, histórico clínico e exame físico, segundo a pediatra Fabiana Fonseca, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Já o tratamento requer uma equipe multidisciplinar em certos casos, enfatizando a importância de um diagnóstico precoce para evitar complicações futuras.

O tratamento pode envolver diferentes abordagens médicas, dependendo de cada caso. A psicóloga e psicopedagoga Polyane Guimarães recomenda o tratamento com técnicas de relaxamento, antidepressivos e psicoterapia. “É importante acolher a demanda da criança de forma que ela se sinta segura, como conversar de forma dinâmica sobre a rotina de vida e na escola, por exemplo. Também fazer os devidos encaminhamentos para as especialidades de psicologia, psiquiatria e até mesmo neurologia para uma avaliação, tentando entender o contexto e qual fator externo por esta gerando esse sintoma”, completa.

Causas

As causas do bruxismo infantil são multifatoriais, não tendo uma específica, e podem ser por conta de estresse, ansiedade, situações emocionais, distúrbios do sono, problemas dentários, distúrbios neurológicos, transtornos psiquiátricos.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post