brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

GPS Lifetime: Roacutan: a importância do acompanhamento dermatológico

A isotretinoína é prescrita desde os anos 80, e ganha visibilidade com as redes sociais. Contudo, os efeitos colaterais requerem acompanhamento por diferentes profissionais

Uma das mudanças mais marcantes no corpo do adolescente é o aparecimento das acnes. Em alguns casos, o problema é leve e facilmente tratado com cremes e outros cuidados. Para muitos jovens, contudo, a incidência das espinhas – não só faciais- é significante a ponto de causar grandes problemas de auto estima.

Em meio a essa preocupação, muitos jovens buscam tratamentos dermatológicos com profissionais da área, que, antes de receitar medicamentos, analisam os resultados de diferentes exames para acompanhar os níveis hormonais e sanguíneos do paciente. Um dos medicamentos mais populares no meio dermatológico para tratar a acne é a isotretinoína, farmacêutico presente no Roacutan, amplamente receitado para o tratamento.

De acordo com a membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clarissa Borges, o remédio costuma ser aplicado em adolescentes que possuem espinhas amarelas com pus ou nódulos e cistos, mas apenas após a tentativa de tratamento tópico e antibiótico oral.

O Roacutan apresenta, na maioria dos casos, a eficácia esperada pelos pacientes. Recentemente, muitos deles passaram a compartilhar os resultados nas redes sociais, como no TikTok, cujo público majoritário é de jovens.


Foto: Reprodução/Roche

“A isotretinoína oral vem sendo prescrita desde os anos 80, e revolucionou o tratamento da acne, o que garante saúde e melhora da auto estima para milhares de pacientes. O segredo está na indicação responsável, educação do paciente em relação aos efeitos colaterais e recomendações de segurança e no amplo suporte oferecido aos pacientes”, explica a sócia da clínica Harmonie, em Brasília.

Contudo, a exposição dos casos de sucesso nas redes causa a normatização do medicamento, sem citar os efeitos colaterais causados por ele. A dermatologista Clarissa atenta para o uso indiscriminado do Roacutan, e diz que é essencial um acompanhamento médico rigoroso“Embora raro, alguns efeitos colaterais podem ser desastrosos, e uma monitorização clínica e laboratorial cuidadosa aumenta as chances de detectar efeitos colaterais mais importantes de forma precoce”, explica.

Entre os efeitos colaterais mais comuns, estão o ressecamento de lábios, pele, mucosas, olhos e nariz. Assim como a fotossensibilidade e descamação causada pelo ressecamento, principalmente em períodos de seca.

No caso da advogada Giovana Caires de Freitas, de 26 anos, os piores efeitos do Roacutan apareceram após tomar uma injeção de corticoide, não recomendada para quem está sendo medicado com a isotretinoína. Com a mistura, seu corpo não respondeu bem:

“Senti os efeitos psicológicos, como depressão, irritabilidade, agressividade, prostração, e corporais, como ressecamento e sensibilidade da pele do corpo todo. Minhas articulações incharam e doíam muito. Já no final do tratamento, eu não aguentava ficar algumas poucas horas em pé sem que meus tornozelos doessem demais”, relembra.

Com os sintomas, a dermatologista encaminhou Giovana ao psiquiatra, que receitou um ansiolítico e recomendou terapia. A paciente também consultou um oftalmologista, por conta do extremo ressecamento ocular.

Seu tratamento chegou a ser interrompido, mas retomado após o fim dos efeitos da injeção. “Foi um tratamento muito incômodo pra mim, mas eu recomendo a todos que têm problemas com acne e que podem fazer o acompanhamento com um dermatologista, finaliza.

Álcool e Roacutan

Outro ponto a se atentar durante o uso do Roacutan é o consumo de álcool. Clarissa explica que o remédio é metabolizado no fígado da mesma forma que as bebidas alcoólicas e alguns medicamentos.

“Para evitar uma sobrecarga hepática, a recomendação é de não consumir bebida alcoólica, bem como informar ao seu médico o uso concomitante de outros medicamentos para evitar interação, inclusive de vitaminas e suplementos”, afirma.

Fonte: GPS Lifetime

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Acrítica.com: Ecoturismo como alternativa de desenvolvimento sustentável para Comunidades Ribeirinhas

O ecoturismo desponta como uma alternativa econômica promissora para comunidades ribeirinhas da Amazônia, unindo preservação ambiental e geração de renda. Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que cerca de 10% dos turistas globais buscam experiências ecológicas, gerando um faturamento mundial estimado em 260 bilhões de dólares. Na Amazônia,

leia mais »