Dermatologista explica sobre a doença contagiosa, que atinge cerca de 90% da população
E o Big Brother Brasil 22 segue levantando debates. Vitiligo, alimentação e até condicionamento físico já viraram pauta aqui no GPS|Lifetime e, agora, o assunto da vez é a herpes labial. Na última quarta-feira, 9, ocorreu a festa da líder, Jade Picon, e, com isso, rolaram também muitos beijos entre Eliezer, Natália, Maria e Linna. O que chamou a atenção dos internautas, no entanto, foi que o brother estava com várias feridas na boca no momento do beijo — o que caracteriza a herpes.
A dermatologista Clarissa Borges, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócia da Clínica Harmonie, explica que a herpes é uma virose contagiosa, crônica e recorrente. “Atinge cerca de 90% da população, mas se manifesta em apenas 10% a 15% dos casos”, revela.
A virose pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva, beijos e até objetos contaminados, quando levados à boca. A médica alerta que, pela facilidade de contágio, é comum que o primeiro contato com o HSV, vírus causador da doença, aconteça ainda na infância.
É importante ressaltar que não existe cura para a herpes e que ela desaparece quando a imunidade do corpo humano aumenta. Clarissa, porém, destaca que o “objetivo principal durante as crises com feridas abertas é diminuir o desconforto”. A dermatologista recomenda aplicar gelo nas lesões, já que a baixa temperatura alivia a dor e ajuda na recuperação.
Fonte: GPS LifeTIme