Médico e farmacêutica destacam formas de controlar grelina, hormônio associado à fome, para emagrecer
A grelina, hormônio associado à fome, é uma substância produzida naturalmente no estômago e, em pequenas quantidades, pelo intestino. Ela é responsável por estimular o apetite quando a barriga está vazia, sinalizando que o corpo precisa de energia e é hora de comer.
Segundo o médico Pedro Leão, pós-graduado em endocrinologia, o hormônio faz o metabolismo ficar mais lento, o que promove maior armazenamento de gordura. “Os níveis de grelina devem diminuir após as refeições para aumentar os níveis de leptina, substância que traz saciedade”, explica.
O médico destaca algumas dicas para controlar os níveis de grelina. Confira:
1. Priorize a qualidade do sono
Uma noite bem dormida desempenha um papel importante na regulação de hormônios, como o cortisol, associado ao estresse, e a grelina. “Dormir mal pode diminuir os níveis de leptina e aumentar os de grelina. Portanto, é essencial fazer a higiene do sono, criando um ambiente propício para um sono saudável”, sugere Leão.
2. Aumente a massa muscular
Uma maior quantidade de massa muscular está associada a níveis mais baixos de grelina. Então, pratique treinamento de força, como musculação, para aumentar a massa muscular e reduzir os níveis da substância que desencadeia a fome.
3. Inclua fibras na alimentação
A alimentação desempenha um papel significativo no controle hormonal, e um dos componentes dietéticos que merece destaque são as fibras. Elas contribuem para a sensação de saciedade, o que pode ajudar na regulação da leptina e a manter o apetite sob controle.
4. Modulação da grelina e medicamentos
A farmacêutica Flávia Ribeiro, CEO da Quality, diz que existem moduladores de grelina capazes de auxiliar no emagrecimento. “São medicamentos consumidos minutos antes da refeição que alimentam as bactérias do estômago e promovem a saciedade, mas é algo a ser usado apenas com indicação médica”, afirma.
Fonte: Metrópoles