brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Metrópoles: Incomodado pela seca? Veja dicas para amenizar a baixa umidade

Problemas nas vias aéreas, como alergias e gripes, são mais comuns nesta época do ano. Especialista ensina o que fazer para evitá-los

Sensação de garganta arranhando, coceira na pele e nariz sangrando são sintomas comuns nessa época do ano. A baixa umidade do ar é uma das características do inverno, estação do ano que começa no final de junho e vai até o fim de setembro no Brasil.

O contexto climático se torna propício para uma série de problemas respiratórios, sejam quadros alérgicos ou infecções. A otorrinolaringologista Márcia Dias Voltolini, da clínica OtorrinoDF, sugere algumas mudanças na rotina para amenizar os efeitos da seca na saúde.

Confira as dicas da especialista:

1. Reforce cuidados de saúde

“Para evitar doenças respiratórias, a gente precisa cuidar do corpo como um todo. Sono de boa qualidade, alimentação equilibrada, gerenciamento do estresse e atividades físicas moderadas pelo menos três vezes na semana devem ser hábitos”, detalha.

2. Mantenha a casa limpa

“Para os alérgicos, isso é fundamental. O clima seco mantém as partículas de suspensão no ar, por isso, devemos dobrar os cuidados com a limpeza da casa. Passar pano úmido nos móveis e no chão e evitar acúmulo de objetos são medidas essenciais”, afirma.

“Tapetes, almofadas e caixas de papelão devem ser evitados no quarto, pois favorecem o acúmulo de ácaros”, completa Márcia.

3. Lave as roupas antes de usar

“Muitas vezes deixamos as roupas de frio guardadas por muito tempo dentro do armário. Antes de usar, é importante lavar as peças, isso evita o contato com alérgenos”, destaca a otorrinolaringologista.

4. Limpe o nariz com soro fisiológico

Lavar o nariz com soro fisiológico diariamente é muito importante. A hidratação das vias aéreas previne infecções, como a Covid e a gripe”, diz a especialista.

Fonte: Metrópoles

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Acrítica.com: Ecoturismo como alternativa de desenvolvimento sustentável para Comunidades Ribeirinhas

O ecoturismo desponta como uma alternativa econômica promissora para comunidades ribeirinhas da Amazônia, unindo preservação ambiental e geração de renda. Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que cerca de 10% dos turistas globais buscam experiências ecológicas, gerando um faturamento mundial estimado em 260 bilhões de dólares. Na Amazônia,

leia mais »